É a temporada para ir festejar em Jamaica!

É a temporada para ir festejar em Jamaica!

A temporada dezembrina de férias em Jamaica é uma vivência inesquecível para o visitante, não só por seus arrebatadores crepúsculos, suas calmas praias, suas emocionantes aventuras e suas muito interessantes festividades culturais, senão também pela cozinha tradicional da ilha e o toque de seus animados e coloridos festivais que comemoram o rico e particular legado deste destino fora de série.

“Não existe melhor destino que Jamaica para relaxar-se e curtir com amigos e família durante as férias de fim de ano” declarou John Lynch, Diretor de Turismo de Jamaica. “Quem escolhe a nossa bela ilha para estas importantes férias, pode compartilhar com nossa animada gente uma variedade de atividades e celebrações; além de se deleitar com alguns dos pratos típicos da ilha, e descobrir em verdade a cultura e o espírito livre dos jamaicanos. E é que como a Jamaica não tem outra”, diz orgulhoso.

Saboreie a autentica cozinha jamaicana para as ferias
Provar a comida de Jamaica nas ferias de fim do ano é uma experiência inesquecível e alegre, cheia de surpresas. Um jantar tradicional pode incluir alguma das seguintes especialidades:

  • Presunto ou frango asados, rabo de boi ou cabrito em curry, acompanhados de uma batata doce conhecida como yampi.
  • Bolo de frutas jamaicano, feito com os ingredientes tradicionais e frutas maceradas durante meses em rum ou porto, com um toque final desses licores na mesa de Natal.
  • Vinho de azeda, criado a partir da fruta vermelha da azeda, fermentada e convertida num licor doce, de cor vermelho, adereçado com gengibre, cravos da índia e páprica, banhados em rum branco.

Tradições jamaicanas para as férias
Entre as celebrações jamaicanas mais reconhecidas das festas de fim de ano estão o Grand Market e o Jonkonnu. O Grand Market (ou Gran’ Market) é uma feira comunitária reconhecida por sua rica comida local, vistosas danças, belo artesanato e empolgante música, na que todo mundo se joga à rua a desfrutar do bom. Instalam-se mercados por toda a ilha com coloridos módulos, que vendem pequenos e engenhosos brinquedos, balões de cores, e uma variedade de gostosos doces, entre eles bolos de pinda (palavra africana que se utiliza para o maní), e outras delícias.

Tradicionalmente, na véspera do Natal se decoram alguns mercados com serpentinas, balões e enormes sinos tipo acordeão. Os residentes locais se põem coloridos disfarces, incluindo chapéus de cores gritões comprados no Grand Market. Este divertido evento é um ímã irresistível que atraem aos residentes à cidade para uma celebração que dura todo o dia e toda a noite.

Jonkonnu é uma celebração natalina tradicional na que a gente desfila pelas ruas numa deslumbrante e vistosa procissão, continuando assim com um costume trazido de África pelos escravos que foram levados à Jamaica. As bandas do Jonkonnu incluem uma mistura de personagens tradicionais e modernos, que variam ao longo da ilha. Entre estas originais figuras que perduram no imaginário do povo jamaicano estão: Cabeça de vaca, Cabeça de cavalo, o Rei, a Rainha (com seu véu e tudo), o Diabo, o Retalhos (disfarce realizado com retalhos de tela), os Índios Vermelhos, a Gestante (um personagem vestido para que pareça ser uma mulher gestante com uma barriga enorme), e o Polícia, um suposto oficial que mantém à multidão e aos assistentes em ordem.

Para este fim de ano, confira mais detalhes para planejar sua escapada de férias à Jamaica em www.visitjamaica.com e www.minhajamaica.com, ou chamando ao Escritório de Turismo de Jamaica.

Acerca do Escritório de Turismo de Jamaica
O Escritório de Turismo de Jamaica (JTB por suas siglas em inglês), fundada em 1955, é a agência turística nacional de Jamaica e tem sua sede na capital, Kingston. A JTB foi nomeada por World Travel Awards (WTA) o Escritório de Turismo e Conferências mais Marcante do Caribe entre os anos 2006 e 2009, enquanto Jamaica foi nomeada pela mesma organização o Principal Destino do Mundo para Cruzeiros, o Principal Destino do Caribe e o Principal Destino do Caribe para Cruzeiros por terceiro ano consecutivo.

A JTB conta com escritórios em Kingston, Montego Bay, Miami, Toronto e Londres. Também tem sucursais em Düsseldorf, Barcelona, Roma, Ámsterdam e Tokio.

Para saber mais detalhes sobre os próximos eventos especiais, atrativos e hospedagem em Jamaica visite o site da JTB: www.visitjamaica.com e www.minhajamaica.com em português, ou chame à Junta de Turismo de Jamaica ao (305) 269-3000. Siga a JTB em Facebook: www.facebook.com/visitjamaica, em Twitter: www.twitter.com/visitjamaicanow ou em YouTube: www.youtube.com/aboutjamaicajtb.

Agregar Comentário