Ioga em Jamaica

São variados os elementos que se conjugam para fazer de Jamaica o lugar preferido de yogis e yoginis. O verdor de sua natureza, as doces praias de branca e fofa areia, e as cristalinas e doces fontes de água que banham sua geografia são o símbolo da pureza que procuram os adeptos à Ioga; uma disciplina milenar que nasceu na Índia para alinhar e nutrir nosso corpo, nossa mente e o espírito.

Além da centena de rios que sulcam as férteis terras, suas milenares montanhas – entre elas as lendárias “Blue Mountains” que inspiraram ao pai do reggae, Bob Marley em alguns de seus temas já universais – está precisamente esse aspecto no que a cultura rasta conflui com a ioga: a preocupação pela alimentação.

“Somos o que comemos”. Em Jamaica cada vez mais, não só comunidades, senão também hotéis e resorts de luxo, propulsam a volta aos cultivos orgânicos, e o agro-turismo é hoje uma realidade. E desde a época em que surgiram os maroons, a população de Jamaica se caracterizou por utilizar mais erva medicinal, que medicina alopática.

O movimento hippie dos anos sessenta impactou na ilha de muitas formas, sendo uma delas a introdução da Ioga, da mão dos naturistas provenientes principalmente de Norte América e o Reino Unido, que ficaram em Negril e Port Antonio. Hoje, o turismo holístico tem em Jamaica uma pedra angular da região. Os retiros de ioga atraem a muitos visitantes que vêm procurar algo mais do que lindas praias sombreadas de imponentes palmeiras e resorts tudo incluído.

Dentro do denominado “turismo de saúde e bem-estar”, o qual move ao ano mais de 20 bilhões de dólares, o segmento de ioga foi ganhando terreno. Em Jamaica, a quantidade e a variedade de atividades relacionadas com esta disciplina dão como resultado um vasto calendário de eventos, classes, programas de certificação e retiros. A seguir algumas das opções.

Conferencia de Ioga do Caribe, Rose Ηall Resorts & Spa, Montego Bay
2 – 5 de fevereiro de 2012

A Conferência de Ioga do Caribe reunirá no Rose Ηall Resorts & Spa, em Montego Bay, pessoas de todos os lugares do mundo que se interessam na prática do ioga, desejosos de explorar esta disciplina e dispostos a integrar-se a uma crescente comunidade universal de praticantes procedentes dos mais diversos setores de suas coletividades.

Esta conferência proverá aos participantes de um espaço calmo e acolhedor que lhes permitirá aproveitar ao máximo os ensinos de alguns dos mais respeitados maestros do mundo.

Se tiver inquietudes espirituais, e conhece a importância de conjugar seu corpo, mente e alma, esta é uma prazenteira celebração do sol, da sadhana, da areia, a seva e a sangha. Se prevê a assistência de entre 300 e 400 visitantes do estrangeiro e de 100 jamaicanos.

Para informação adicional contate a Shawnnalea Zemanek através de  shawnnalea@bellalunaioga.com. Tel. (802)233-6510; ou visite: www.bellalunaioga.com

Ashtanga Ioga Jamaica Retreat, Centro de Ioga de Negril
10 – 18 de março de 2012

O Centro de Ioga de Negril é um lugar muito tranqüilo na beira do mar, na ponta ocidental da Jamaica, onde você pode colocar uma pequena distância entre sua pessoa e o resto do mundo. Muito freqüentado pelos hippies nos anos 60, a praia de sete milhas conserva a sua beleza, e se abre numa sossegada lagoa protegida por recifes de corais. A praia cá está animada pelas uvas de mar, palmeiras e coqueiros. Esta praia de Negril é um convite ao repouso, ainda mais que outras praias da Jamaica ou mesmo do Caribe. Quando você tiver passado suficiente tempo na praia, pode se dirigir a tomar a brisa fresca e deitar nas redes do Centro de Ioga que fica à saída da praia.

AM A prática matinal vai consistir do aprendizado do estilo Ashtanga ‘mysore’, que cobre o estágio primário (Ioga chikitsa). Se o Ashtanga for uma novidade para você, será dirigido nesta prática na maneira conveniente.

PM As aulas da tarde continuarão com a prática mediante exercícios com as pernas e os braços dentro do sistema Ashtanga. A respiração, o drishti, a bandha e a vinyasa serão discutidos detalhadamente para apresentar a graça e a beleza da prática ashtanga. Alem disso, serão discutidas a história e a filosofia do ioga, da meditação, do hatha ioga, do ioga restaurativo e do ioga nidra.

Lista de preços do Centro de Relaxamento, Programação Diária
$1150 US – acomodação dupla (8 noites)
$1400 US – acomodação individual
$700 US – acampamento (você provê o equipamento)

Acomodação Dupla = 2 pessoas 2 leitos
Acomodação individual = 1pessoa 1 leito
Se fossem necessárias noites extras, nos podemos fazer as reservas para você.

Programa Diário:
7:00 am – am prática de ioga [2 horas]
10:00 am – brunch
10:30 am – tempo livre
4:00 pm – pm prática de ioga [1.5 horas]
5:30 pm – tempo livre

Para o brunch: oferecemos uma grande quantidade de frutas frescas e vegetais para limpar o seu corpo e complementar sua prática de ioga (diferentes opções para os vegetarianos). Muitas opções para as suas outras refeições.

O Pacote de Relaxamento

O Pacote inclui:
• 8 Noites de acomodação (quartos individuais ou duplos)
• Brunch diário (comidas vegetarianas como opção)
• Programas diários de ioga de horários matinal e vespertino
• Wi-fi livre

Não inclui:
• Seu vôo para Montego Bay, Jamaica
• Transporte desde o Aeroporto até o Centro de Ioga ($25)
• Seguro de viagem (recomendado)
• Excursões opcionais, lembranças de natureza pessoal, refeições adicionais, gorjetas.

O Escritório de Turismo da Jamaica não se faz responsável pelos câmbios no programa que pudessem se apresentar. Igualmente esclarece que as reservas devem ser feitas diretamente com o Centro de Ioga. Se quiser mais informação, visite: http://www.mythirdeye.info/main/events-2012jamaicaretreal.html

Ioga em Half Moon, Half Moon a RockResort, Rose Hall.

Half Moon, A RockResort é um resort de luxo de 400 acres localizado na costa norte de Jamaica. Este resort de 56 anos de antigüidade tem duas milhas de praias privadas de areia branca e197 amplas habitações e suítes, e um “Pavilhão de Ioga” e choupanas frente ao mar, onde fazer ioga é uma experiência profunda e renovadora.

Este resort categoria AAA de quatro diamantes, que oferece 33 amplas vilas de quatro, cinco, seis e sete habitações com piscinas privadas e pessoal de mordomo, cozinheiro e ama de chaves, conta com uma professora maravilhosa, Gabriele Lindsay.

Com cada vez mais pessoas que se aderem à prática da Ioga para melhorar sua saúde e bem-estar, Half Moon responde a este crescente nicho. Em suas luxuosas instalações – incluindo o especialmente desenhado pavilhão de ioga, ou suas praias de areia branca – os yogis podem desfrutar de classes de Yyengar Ioga e Kripalu Ioga. Lindsay, quem aprendeu a arte da ioga no Ashram Sivananda na Índia, deu esta disciplina por mais de 14 anos.

O spa do resort oferece uma ampla variedade de classes ao longo do dia, de diversos níveis de intensidade e habilidade, com um enfoque para o desenvolvimento da força, resistência, flexibilidade e equilíbrio, bem como da concentração e meditação. Para quem procuram uma experiência mais intensiva, o resort oferece também retiros de ioga por um dia, que inclui sessões de pranajama (respiração), filosofia e meditação. Já seja que se estejam iniciando no caminho do bem-estar, ou que sejam praticantes mais avançados, os participantes poderão experimentar os benefícios de aprender as asanas ou posturas, ou aprofundar em sua prática de ioga, com programas especiais de acordo com suas necessidades individuais. Mais informação em: http://halfmoon.rockresorts.com.

Yndiana Montes

Agregar Comentário