O mês do reggae em Jamaica celebrará a lendária musica da ilha, incluindo às melodias de Bob Marley

Fevereiro se utiliza como o Mês do Reggae em Jamaica, no qual os fanáticos podem celebrar a música em seu próprio lugar de nascimento. Tudo este mês se levarão a cabo uma série de atividades relacionadas com o reggae ao longo da ilha com muitos eventos que se celebrarão na cidade capital de Kingston. Este ano o Mês do Reggae comemorará o qüinquagésimo aniversário da independência com o tema “Reggae 50- O Coração e a Alma da Jamaica”.

As atividades do Mês do Reggae de Jamaica são organizadas pela Associação de Indústria de Jamaica de Reggae (JaRIA) e inclui uma sessão de assinaturas da série de ‘Noites de Reggae’. As Noites de Reggae são efetuadas todas as quartas-feiras em Fevereiro em Kingston no anfiteatro situado no Instituto Universitário Edna Manley de Artes Visuais e Representações. Estas noites especiais compreendem uma grande variedade de gêneros musicais que inclui música clássica, jazz, mentó e ska, um gênero que foi popularizado por artistas como No Doubt e a falecida Amy Winehouse. As atividades das Noites de Reggae incluem apresentações da Orquestra Sinfônica de Jamaica, Gilzene e a Blue Light Mento Band, Maurice Gordon e muitos mais.

“Com os distintos eventos que serão organizados durante tudo o mês, os fanáticos do reggae poderão celebrar a vida e música das lendas de reggae tais como Bob Marley, Dennis Brown, Peter Toshiba e Gregory Isaacs,” disse John Lynch, Diretor de Turismo de Jamaica. “O reggae é interpretado em todo mundo; no entanto, Jamaica é onde se sente o verdadeiro reggae”.

As atividades do Mês de Reggae de Jamaica incluem o seguinte:

O Festival Trench Town, do 3 ao 6 de Fevereiro
O bairro de Trench Town, uma comunidade de Kingston conhecida como “a Motown de Jamaica”, foi o lugar onde Bob Marley viveu a maior parte de sua vida e será o lugar onde se efetuarão muitas das atividades do Mês do Reggae. Programado para os dias entre o 3 e 6 de Fevereiro, o Festival Trench Town Incluirá eventos como a divertida carreira “Trod the trod Bob trod”, um concerto da Noite Dançável, o Dia da Diversão Infantil, o Desfile do Senhor e a Senhora de Trench Town, um serviço de uma cerimônia religiosa, e atividades desportivas.

Concerto para comemorar o nascimento de Bob Marley, 5 de Fevereiro
Os fanáticos de Bob Marley desfrutarão de um Concerto que comemorará o nascimento de Bob Marley o 5 de Fevereiro no Parque Emancipação em Kingston, seguido pelo “Domingo depois do Jantar” das 5 da tarde até a meia-noite. Isto se celebrará no Tuff Gong International e incluirá música ao vivo interpretada por Zion Train Int’l.

O corte do bolo Museu Marley, 6 de Fevereiro
O Museu Bob Marley em Kingston levará a cabo uma cerimônia especial de corte de bolo o dia do nascimento de Bob Marley, o 6 de Fevereiro. Depois da cerimônia, o museu será o lugar onde se faça uma “Cerimônia de Música Jam Session de Aniversário”, desde as 6 da tarde até a meia-noite.

O Melhor do Festival de Películas Reggae, 18 de Fevereiro
A Academia de Cinema de Jamaica será o lugar onde se projetem o “Melhor do Festival de Cinema Reggae 2011, destacando vários aspectos da cultura jamaicana do Reggae através de películas, documentários, curtos e películas animadas. Estas pré-estréias precedem o Festival de Películas Reggae de Jamaica, que se levará A Cabo em Kingston de 17 à 21 de Abril. Este festival de cine também inclui o competição anual “Faça um filme em 24 horas”.

O festival de cinema também inclui a concorrência anual “Faça um filme em 24 horas”, que se celebra para oferecer uma plataforma aos jamaicanos que tem a aspiração de virar cineastas. Visite reggaefilmfestival.com/ para maior informação.

Conferências públicas Bob Marley
No mês do reggae se celebrarão várias conferências para celebrar a vida de Bob Marley, incluindo uma conferência pública sobre a vida e obra de Bob Marley no Centro comunitário multi propósito de Kingston, 6 de fevereiro. Adicionalmente, a University of the West Indies organizará uma conferência especial sobre Bob Marley no Institute of Caribbean Studies em Kingston o 16 de fevereiro.

Partido de futebol
Se celebrará um partido especial de futebol Bob Marley “One Love” em 22 de fevereiro para honrar o amor de Marley por este esporte. O jogo se realizará no campo de futebol Constant Spring em Kingston.

O mês do reggae 2012 é apresentado por JaRIA em aliança com o Escritório de Turismo de Jamaica e com o apoio do Ministério para a Juventude e a Cultura. O mês do reggae foi declarado oficialmente por Sir. Kenneth Hall, então Governador General de Jamaica, o 24 de janeiro de 2008.

Agregar Comentário