A Associação de Turismo e Hotéis do Caribe celebra a iniciativa da Associação de Turismo e Hotéis de Jamaica

A Associação de Hotéis e Turismo do Caribe (CHTA) felicita a Associação de Hotéis e Turismo de Jamaica (JHTA) por sua liderança na investigação turística depois do lançamento do estudo turístico mais completo sob o título Viagens e turismo como motor do desenvolvimento econômico em Jamaica (Travel & Tourism as a Driver of Economic Development in Jamaica). Esta investigação foi conduzida por Oxford Economics e apresentada por Adam Sacks, presidente de Tourism Economics, an Oxford Economics Company, numa conferência de imprensa realizada pela JHTA.

“Ter comissionado uma avaliação definitiva do aporte do turismo à economia jamaicana não só beneficiará àqueles que participam da indústria, senão também ao país em general,” disse Josef Forstmayr, presidente da CHTA, e adicionou: “A CHTA motivará a seus demais países membro a comissionar o mesmo estudo sobre suas próprias indústrias turísticas e a CHTA já está negociando com Tourism Economics para realizar a mesma investigação sobre o Caribe como região. Este relatório encaixa perfeitamente com nosso programa de conscientização O turismo é clave (Tourism Is Key) e será a base de nossa nova campanha este ano.”

Este informe de 46 páginas cobre áreas clave como O rol econômico do turismo em Jamaica, Incentivos turísticos e reforma fiscal, O marketing e os retos que enfrenta o turismo em Jamaica, todos os quais vão seguidos de um resumo com recomendações.

Entre as conclusões e observações chave estão:

  • A economia jamaicana global tem fortes vínculos com o turismo, que propicia 15% de toda a construção, 20% de toda a manufatura e 21% de toda a agricultura/pesca.
  • 71% de todas as ganâncias dos hotéis e os restaurantes ficaram na ilha (refutando o mito da fuga de capitais).
  • Em 2012 a indústria de viagens e turismo de Jamaica contribuiu JA$38 mil milhões em ingressos fiscais; o 20.4% do total dos ingressos do governo.
  • O turismo aporta 50% das exportações jamaicanas.

O informe destacou que o setor hoteleiro tem um ônus fiscal relativamente alto comparado com outros da região. Os incentivos oferecidos à indústria foram parte essencial para manter o crescimento, ainda que em general fossem menos generosos do que os demais oferecidos no Caribe.

Uma das conclusões chave que se promoveram amplamente com a atual campanha “O turismo é chave” da CHTA é uma afirmação do informe que diz: “Tomando em conta seus enlaces, o aporte fiscal do turismo é maior do que o de qualquer outra indústria e é maior do que seu próprio aporte ao PIB”.

Algumas conclusões chave do informe são:

  • O turismo é o principal motor da economia jamaicana.
  • O turismo teve um crescimento consistente, enquanto que o do resto da região tem diminuído.
  • O turismo é a indústria # 1 de Jamaica em tamanho absoluto.
  • O turismo é o sector #1 em exportações de Jamaica.

O turismo não é só hotéis, restaurantes, operadores, varejistas e outras entidades que proveem serviços diretamente aos visitantes. A cadeia de suprimentos para o turismo em Jamaica é mais robusta do que em muitas das ilhas do Caribe. Ademais, os rendimentos obtidos pelos 106,024 residentes jamaicanos empregados na indústria turística se investem em grande parte dentro da economia local, gerando atividade econômica adicional.

O informe completo estará disponível a partir de hoje, sexta-feira 23 de março.  Visite o site da CHTA: http://www.caribbeanhotelandtourism.com, o site da JHTA: http://www.JHTA.org e http://www.TourismIsKey.com.

Agregar Comentário