Ponha sabor com autentica cozina jamaicana em algum dos festivais gastronômicos da ilha em 2012

Está procurando uma maneira de “pôr sabores novos”? Esqueça a feijoada e a moqueca, melhor vinga com toda a família à Jamaica – um paraíso para aqueles que agradem de comer bem. Este ano é o 50º Aniversário da Independência de Jamaica e a melhor maneira de conhecer este destino que através de sua célebre cozinha. Conhecidos por seu jerk, os postos de comida nas estradas de Jamaica oferecem o melhor jerk da ilha. Também oferecem uma variedade de especialidades como akí e bacalhau, bammy, sopa de carapau (mackerel rundown) e gizzada.

“Nosso lema é ‘A partir de muitas nações, um só povo’, e as influências de nossa comida o refletem com diferentes ingredientes que se combinam para fazer pratinhos distintivamente jamaicanos,” declarou o Diretor de Turismo de Jamaica, John Lynch. “Eventos como o Festival de jerk de Portland e o Carnaval de Mariscos de Little Ochi honram o patrimônio de Jamaica através dos sabores. Nós sentimos orgulho em preservar nossa cultura. Nossos alimentos são uma das melhores maneiras em que os visitantes podem se adentrar em nossa história.”

A culinária jamaicana se prepara em todo mundo, mas para provar o sabor autêntico, os visitantes podem vir conhecê-lo de primeira mão visitando os diferentes festivais e eventos gastronômicos da ilha. Entre os favoritos está o Festival de jerk de Portland (8 de julho), o Carnaval de mariscos de Little Ochi (8 de julho), a Semana dos restaurantes de Jamaica (13 – 20 de novembro) E o Festival do inhame de Trelawny (23 de abril), no que os comensais descobrem as infinitas possibilidades do inhame na criação de deliciosos pratinhos ou bebidas como vinho. Trelawny é também o berço dos medalhistas olímpicos de ouro de Jamaica, Usain Bolt e Veronica Campbell-Brown.

Por suposto, o mais famoso produto culinário de exportação de Jamaica, o jerk, estará em todas as partes para seduzir as papilas gustativas, servido com algum acompanhamento típico da ilha.

A rota do jerk em Jamaica
A culinária jerk se originou nas montanhas de Jamaica quando os escravos liberados se viram na necessidade de preservar o que caçavam, como javalis selvagens, recobrindo eles com um tempero especial que combinava pimentas, tomilho, açúcar moreno, suco de lima e o a pimenta jamaicana conhecida como scotch bonnet. Atualmente os visitantes podem provar este estilo de culinária na Rota do jerk de Jamaica, um percurso culinário de toda a ilha com restaurantes de jerk registrados e postos de comida junto à carreteira. Esta rota cruza a ilha de Negril a Port Antonio com 22 fumegantes /picantes paradas. Os participantes podem provar os três restaurantes Scotchie’s da rota, além de excelentes lugares para comer como Bourbon Beach em Negril, Ultimate jerk em Discovery Bay, Supreme jerk Centre em Green Island, Lyming em Walker’s Wood e Blueberry Hill cerca de Port Antonio.

A seguir vem uma lista dos eventos que destacam a oferta culinária de Jamaica em 2012:

Festival do inhame de Trelawny, 23 de abril
O Festival do inhame de Trelawny é um festival cultural, de patrimônio e comida que iniciou a nível comunitário e se celebrou pela primeira vez o 23 de maio de 1997. Os conhecedores culinários ficarão intrigados com as infinitas possibilidades do inhame para criar pratinhos deliciosos– ¡até vinho! Terá delícias tradicionais como pudins, cocadas, doces de raladura, inhame torrado, sopa de carapau (mackerel rundown), e frango ao jerk disponíveis para os paladares pouco aventureiros.

O duelo churrasqueiro All Jamaica Grill Off, 10 de junho
A quinta edição desta concorrência anual se realiza nos jardins botânicos Hope de Kingston, Um festival culinário muito esperado com um novo formato, o All Jamaica Grill Off atrai aos melhores chefs churrasqueiros amadores e profissionais da ilha. É um evento obrigado para os foodies que adoram provar mostras ilimitadas nos postos dos competidores e ter entretenimento musical todo o dia.

O Festival de jerk de Portland, 8 de julho
Portland é o berço do ‘jerk ’, e o Festival de jerk de Portland inclui tudo o relacionado com o jerk. Os participantes encontrarão um banquete de lagosta, pescado, frango e porco ao jerk. O festival também inclui uma aldeia para meninos, com jogos e pintura facial e uma aldeia cultural que apresenta artistas locais, percussionistas e bailarinos tradicionais de Junkanoo. Também se apresentarão os músicos veteranos de ska, calypso e soca jamaicano Byron Lee’s Dragonaires, junto a populares artistas de gospel e reggae.

Carnaval de mariscos de Little Ochi, 8 de julho
O carnaval de mariscos de Little Ochi é uma celebração da grande variedade de delícias culinárias disponíveis no sul da ilha. Little Ochi fica na costa de uma aldeia de pescadores chamada de Alligator Pond em Manchester. Terá a apresentação de reconhecidos músicos locais de reggae e artistas junto com a comida numa festa sem fim.

Festival de mariscos de Ocho Ríos, 1 de agosto
O Festival de mariscos de Ocho Rios é um dos maiores eventos culinários do país. Este evento inclui alguns dos principais chefs de mariscos de Jamaica, quem mostram suas habilidades culinárias. Ademais terá artistas de primeira classe durante o dia, culminando com um grande espetáculo com super estrelas do reggae.

Feira agroindustrial de Denbigh, 3 – 6 de agosto
Na promoção do melhor na agricultura, a feira agroindustrial de Denbigh apresenta exposições de gado, agrícolas e de horticultura das quatorze paróquias de Jamaica. Normalmente inclui o Concurso Nacional de Granjas e a Concorrência dos Jovens Granjeiros.

Festival culinário de Bath, 6 de agosto
O Festival culinário de Bath oferece uma introdução Ao Jardim Botânico de Bath, o segundo mais antigo no hemisfério ocidental. Os visitantes podem sentir o valor terapêutico e as propriedades curadoras da fonte e o spa de Bath, além da cozinha e cultura da região.

Festival internacional de vinho Reggae, August 11
O Festival internacional de vinho Reggae se celebrará no Aqueduct, Rose Hall em Montego Bay com vista ao mar. Este festival apresentará provedores de vinho, o qual atrai enólogos de todo mundo.

Oktoberfest, 8 de outubro
Oktoberfest é uma festividade alemã anual que celebra seus 32 anos em Jamaica. O festival apresentará alimentos e bebidas alemãs, além de vinhos de Alemanha.

O melhor de Jamaica, Outubro, por definir
O 10º festival anual O melhor de Jamaica é um evento que se celebra no Breezes Resort Spa and Golf Club Runaway Bay. Fusiona a cultura e o patrimônio de vários países e sua influência sobre a culinária e a cultura de Jamaica. Este evento também oferece entretenimento ao vivo e demonstrações culinárias sobre como preparar bolas de tamarindo e akí e bacalhau.

Festival culinário Busta 4H Nyammins, 17 de outubro
O Festival culinário Busta 4H Nyammins Food Festival se realizará no Catherine Hall Entertainment Centre de Montego Bay o dia dos Heróis Nacionais da ilha. Promove a comida indígena e está patrocinado em grande parte pela bebida refrigerante jamaicana Busta. Este festival inclui apresentações de grupos que vão desde o pop até o gospel.

Festival culinário de Jamaica, 28 de outubro
Anteriormente conhecido como o Festival da comida e o vinho de Jamaica, o Jamaica Food Festival é um evento de angariação de fundos com mais de 30 postos. Os fundos coletados neste evento são destinados à fundação cardíaca Heart Foundation para continuar a luta contra as doenças do coração em Jamaica. Não só vinho e alimentos, as companhias patrocinadoras oferecerão mostras de produtos saudáveis para o coração.

Semana dos restaurantes de Jamaica, 13 – 20 de novembro
A semana dos restaurantes de Jamaica é um evento de uma semana que celebra a oferta culinária não só de Kingston, senão também de Montego Bay e Ocho Rios. A semana dos restaurantes da ilha é uma oportunidade única para que os visitantes e os locais por igual tenham uma provada de Jamaica gastando menos. Se oferece uma variedade de delícias culinárias com descontos de até 50 por cento.

Para maior informação sobre eventos em Jamaica ou para reservar suas férias, visite www.visitjamaica.com ou chame a seu especialista local.

Agregar Comentário