Cantigas de Natal a ritmo de reggae animam o Natal jamaicano

Enquanto cada uma das famílias desta ilha põe grande empenho em embelezar seu lar, no meio de coloridos festivais tradicionais e eventos sociais, a agradável brisa que vem do norte refresca cada rincão anunciando com ela o Natal, a época mais festiva de todas em Jamaica.

E conquanto é verdadeiro que muitas destas celebrações estão influenciadas por tradições europeias e americanas, também o é que mantêm sua identidade jamaicana com rasgos típicos de sua história e sua cultura. Como um claro exemplo, as cantigas de Natal, são interpretados a ritmo de reggae.

“Não existe melhor destino que Jamaica para descontrair e reconectar com amigos e família durante as férias de fim de ano”, disse John Lynch, nosso diretor de turismo. “Quem escolhe a ilha para estas importantes férias, compartilha com nossa animada gente uma variedade de atividades, celebrações e pratinhos típicos, ao mesmo tempo em que descobrem nossa verdadeira cultura e o espírito livre dos jamaicanos”.

Tal é o caso do Jonkonnu, uma festa de dança e música que se remonta à época dos escravos onde a gente disfarçada, em vistosa procissão, representa uma mistura de personagens tradicionais, e também modernos, que perduram no imaginário jamaicano como a mulher grávida de imensa barriga e o suposto polícia cuja missão é manter a todos os assistentes em ordem.

Reconhecido por sua rica comida local, colorido, feirantes que vendem engenhosos brinquedos, belo artesanato e vistosas danças, o Grand Market é uma grande feira da comunidade que com sua pegajosa música tropical convida a todo mundo a ir às ruas para desfrutar. Umas ruas que durante esta época estão decoradas com serpentinas, balões de cores e enormes sinos tipo acordeão.

Culinária natalina
Mas que temporada festiva pode estar completa sem uma boa dose de comidas feitas em casa? -A tradição jamaicana inclui pratos típicos como o rabo de rês, bode ao curry, presunto assado e arroz com feijão gungo que só podem ser experimentados durante o mês de dezembro quando estão maduros e prontos para comer.

Bolo negro ideal para festejaro natal!
Enriquecido com o sabor que lhe dão os frutos macerados em licor, é a sobremesa ideal para festejar. Enquanto a bebida favorita destes dias é o sorrel, um derivado da fruta desse mesmo nome conhecido em outros países como azedinha. Licor doce de cor vermelha temperado com gengibre, canela, pimenta de Jamaica, pregos de cheiro e um toque de“Holiday Cheer” melhor conhecido como rum branco, bebida com a que aos jamaicanos adoram celebrar.

Definitivamente, o Natal nesta ilha é uma experiência deslumbrante de alegria e entusiasmo, de encontros felizes e coloridos desfiles em cada esquina de cada povo, de cada cidade. E se a isto lhe adicionamos poder tomar o sol sob um céu mais azul que nunca, entardeceres arrebatadores e luas maravilhosas, obteremos dias de festa perfeitos que se prolongam até mediados de janeiro. Felizes Festas!!!

Isabel Planchart

 

Agregar Comentário