Jamaica empolgada com o Carnaval 2013

130211-carnaval04

Inspirado nos carnavais de Rio e Veneza; o “Mardi Gras” de Nova Orleans e o mais próximo de Trinidad & Tobago, o jovem carnaval de Jamaica conseguiu se estabelecer como um dos eventos mais importantes do calendário cultural, atraindo cada ano a milhares de visitantes e destacando por seus matizes locais próprios, dando lugar a uma festividade onde se fundem as cores, e os sons do calypso, o soca, o dancehall e o reggae, para celebrar a alegria, a vida e a liberdade.

O carnaval de Jamaica tal como hoje o conhecemos teve sua origem em 1989 quando um grupo de revellers (foliões) – jamaicanos chamados de Oakridge Boys, impossibilitados de viajar, como era seu costume, à Meca caribenha do carnaval, em Trinidad & Tobago; decidiram trazer a diversão a casa, organizando assim a primeira mascarada nas ruas de Kingston, na que participaram umas 300 pessoas. Ficou plantada assim, a semente de uma tradição popular que se converteria numa grande festa anual.

Um ano depois, em 1990, Byron Lee, líder da mais prolífica banda de ska, soca e calypso os ‘Dragonaires’, emergiria como o líder do carnaval, depois de organizar um desfile de rua que contou com cerca de 1,400 participantes e espectadores. Sua firme crença de que o carnaval devia de ser a força que unisse a cidade alta com a cidade baixa de Kingston, deu o empuxo para converter o carnaval numa popular tradição anual. O Carnaval Jamaicano de Byron Lee, celebrado em Half-Way Tree , o lugar onde a parte norte da cidade limita com a parte baixa, conseguiu congregar a centos de milhares de pessoas e unir aos residentes do uptown com os do downtown, labor na que a música jogou um papel importante. Lee popularizou o ska – trazido desde os bairros populares, entre as classes média e alta; e ao mesmo tempo se crê que ele foi determinante para que o soca – um estilo musical que tem suas raízes no calypso, mas com misturas de percussão eletrônica e ritmos caribenhos – tomasse a direção oposta, popularizando entre a classe trabalhadora da ilha uma manifestação musical que anteriormente solo tinha cativado o atendimento das classes mais altas.

Através dos anos, surgiram engenhosas bandas ou comparsas de carnaval (Mas Bands) que deram forma à mascarada local, dando lugar a uma celebração com selo próprio e características únicas. Três delas, os iniciais garotos de Oakridge, junto aos Revellers e os Raiders, se fusionaram em 2001 para conformar Bacchanal Jamaica, hoje considerada a Mas Band mais importante da ilha, que trabalhou arduamente para enriquecer a experiência do carnaval jamaicano, desde o desenho e confecção de disfarces – cada ano com um tema particular – até a programação de artistas, desfiles, música e segurança, presumindo de ser uma banda “tudo incluído”.

Tradicionalmente as atividades do carnaval em Jamaica se desenvolvem durante a Quaresma, tendo seu ponto álgido na Semana de Carnaval, que se inicia com a celebração do Beach J’Ouvert, ou festa da praia, o sábado anterior ao Domingo de Páscoa, e culmina o domingo seguinte com o Grande Desfile de Carnaval (Road March), o clímax do festival, onde se seleciona à melhor banda do ano e durante o qual milhares de foliões vestidos com seus melhores (e piores) trajes enfeitados com pedraria, lantejoulas, penas e telas coloridas, dançam e gozam com os ritmos do soca, calypso e reggae, que emana de grandes caminhões e carroças alegóricos que portam bandas ao vivo e sistemas de som.

Durante toda a temporada, as comparsas musicais das principais cidades competem com sua música, baile e vestuário para ser eleitas como a melhor banda de carnaval. São também usuais as classes gratuitas de baile para os ritmos de soca e calypso. AO longo das quase 10 semanas que dura a celebração, têm lugar festas ao ar livre com apresentações de artistas provenientes de todo o Caribe, bem como festas de soca em diversas localidades.

Celebrando seu 25° aniversário, Bacchanal Jamaica oferece este ano um vasto calendário de eventos com o tema “Le Masquerade”. As atividades organizadas por esta Mas Band incluem as tradicionais Sextas-feiras de Festa, começando o dia 15 de fevereiro, até o dia 22 de março, seguida de Sábado de Bacanal, o dia 23 de março. As aclamadas sessões de Socacise (exercícios ao ritmo de soca, que têm como propósito ficar em forma para o desfile maior), iniciam a partir do dia 18 de fevereiro – as sessões têm lugar cada segunda-feira e quarta-feira de 5:00 a 8:00 pm e são gratuitas e abertas ao público. O 30 de março (1:00 pm a 10 pm) tem lugar a esperada festa da praia, Beach J’Ouvert, na Praia de James Bond, em Oracabessa, que reúne a milhares de pessoas para dançar ao ritmo do soca animados pelas atuações de famosos artistas caribenhos. Completam as festividades a festa de Soca at the Sandbar, o dia 3 de Abril e Bacchanal J’Ouvert, a sexta-feira 5 de Abril. Nesta particular uma noite de festa, desde as 10 da noite, até a madrugada, as pessoas congregadas no Mas Camp se cobrem de pintura uns a outros, enquanto dançam e saltam, para depois receber o amanhecer num atraente desfile pelas ruas de Kingston. Le Masquerade culmina com o fastuoso Desfile pelas Ruas (Road March) o domingo 7 de abril em Kingston. A maioria dos eventos serão no novo Mas Camp, na seção norte dos espaços do Estádio Nacional de Kingston.

Programação de eventos de Bacchanal Jamaica 2013:

  • Sexta feira, 15 de fevereiro – Noite de apertura de Bacchanal Jamaica. Mas Camp, Stadium North, Kingston
  • Segunda feira, 18 de fevereiro – Socacise – Apertura. Mas Camp, Stadium North, Kingston
  • Quarta feira, 20 de fevereiro – Socacise. Mas Camp, Stadium North, Kingston
  • Sexta feira, 22 de fevereiro – Sexta feira de Bacanal. Mas Camp, Stadium North, Kingston
  • Segunda feira, 25 de fevereiro – Socacise. Mas Camp, Stadium North, Kingston
  • Quarta feira, 27 de fevereiro – Socacise. Mas Camp, Stadium North, Kingston
  • Sexta feira, 01 de março – Sexta feira de Bacanal. Mas Camp, Stadium North, Kingston
  • Segunda feira, 04 de março – Socacise. Mas Camp, Stadium North, Kingston
  • Quarta feira, 06 de março – Sexta feira Socacise. Mas Camp, Stadium North, Kingston
  • Sexta feira, 08 de março – Sexta feira de Bacanal. Mas Camp, Stadium North, Kingston
  • Segunda feira, 11 de março – Socacise. Mas Camp, Stadium North, Kingston
  • Quarta feira, 13 de março – Socacise. Mas Camp, Stadium North, Kingston
  • Sexta feira, 15 de março – Sexta feira de Bacanal. Mas Camp, Stadium North, Kingston
  • Segunda feira, 18 de março – Socacise. Mas Camp, Stadium North, Kingston
  • Quarta feira, 20 de março – Socacisee Mas Camp, Stadium North, Kingston
  • Sábado, 23 de março – Sábado de Bacanal. Mas Camp, Stadium North, Kingston
  • Sábado, 30 de março – Beach Jouvert. James Bond Beach, Oracabessa, St Mary
  • Quarta feira, 03 de abril – Soca @ De Sandbar. Lime Cay, Morgans Harbour – Port Royal
  • Sexta feira, 05 de abril – Bacanal Jouvert. Mas Camp, Stadium North, Kingston
  • Domingo, 07 de abril – Desfile (Road March). Calles de Kingston

Siga as atividades organizadas por Bacchanal Jamaica em www.bacchanaljamaica.com, www.facebook.com/BacchanalJamaica o em Twitter: @BacchanalJA

Para mais informação ou para reservar uma viagem à Jamaica, visite www.visitjamaica.com ou contate seu especialista turístico local.

Agregar Comentário