Mês do Reggae: durante todo fevereiro Jamaica destaca o impacto desse gênero musical com um amplo programa de atividades

130206-reggea

“O Reggae é a batida de Jamaica, a música única que emana da imaginação criativa de um povo diverso… para se converter numa expressão nacional…” (fragmento da Declaração do Mês do Reggae). Para enaltecer este tesouro nacional, e como já é tradicional, durante todo fevereiro Jamaica celebra o Mês do Reggae, com una série de eventos e atividades organizadas pela Associação da Indústria do Reggae de Jamaica (JaRIA), para destacar o impacto desse gênero musical no desenvolvimento social, cultural e econômico do país, atraindo os olhos do mundo para este original e único produto jamaicano.

“Com uma diversidade de eventos ao longo do mês, os fanáticos do reggae poderão celebrar a vida e música de lendas do reggae como Bob Marley, Dennis Brown, Peter Tosh e Gregory Isaacs,” disse o Diretor de Turismo de Jamaica, John Lynch. “O reggae se executa ao redor do mundo, mas Jamaica é o lugar onde se experimenta o verdadeiro reggae”.

Este ano sob o tema “Reggae 50… Um novo amanhecer”, o esperado Mês do Reggae começa com as celebrações oficiais o domingo 3, com um serviço ecumênico às 12:00 pm na capela da Universidade das Índias Ocidentais, Auditório Musical da Edna Manley College, ressaltando os sons do gospel de Jamaica.

Entre as atividades do mês destacam a série de eventos semanais temáticos conhecidos como Quartas-feiras de Reggae, que se desenvolvem no Parque da Emancipação. Durante quatro semanas, este programa de atividades celebrará os diversos gêneros da música jamaicana, com concertos abertos ao público, começando o dia 6 de fevereiro – dia do aniversário do aniversário de Bob Marley – com um tributo a Marley titulado “Do Mento até Marley”, o qual apresentará interpretações da música de Bob Marley nos gêneros do mento, folk, jazz, música clássica, ska e reggae. A série de concertos culminará o dia 27 de fevereiro com “O Reggae vira global”, que oferecerá uma emocionante integração de música, dança, moda e drama.

130206-jariaO dia 23 de fevereiro no Parque da Emancipação terá lugar a cerimônia de gala dos Prêmios JaRIA, num evento ao mais glamoroso estilo de tapete vermelho, com um formato de concerto, que apresentará a atuações de reconhecidos artistas intercaladas com a entrega dos galardões. Desde 2009 os JaRIA Honor Awards honram aos ícones incondicionais da indústria, que figuraram e contribuído de maneira proeminente na penetração da cultura musical jamaicana no mundo.

Ao longo do mês se oferecerão ademais simpósios, ateliês, seminários, conferências e debates sobre diversos temas relacionados com a indústria musical, com um estilo ao ar livre, no que se deu em chamar “A Universidade do Reggae – a escola sem paredes”, abarcando temas desde a história dos sistemas de som, a contribuição feminina na indústria musical, a propriedade intelectual e a marca Reggae; até a história da Third World Band. A “Escola sem paredes incluirá também uma feira de exposição, bem como um foro de microfone aberto, com apresentações de artistas de JaRIA e uma exibição de arte.

Adicionalmente, há uma série de atividades distintivas respaldadas e promovidas pela JaRIA e o Mês do Reggae, entre as que se incluem a série de Segunda-feira de Cidade (Uptown) em Savannah Plaza, a conferência anual de Bob Marley, Merritone nas Cataratas, Nyabinghi no Museu de Bob Marley, por citar algumas.

O Mês do Reggae foi declarado oficialmente por Sir. Kenneth Hall, então Governador General de Jamaica, o dia 24 de janeiro de 2008 e é produzido pela Associação da Indústria de Reggae de Jamaica (JaRIA), em aliança com o Escritório de Turismo de Jamaica e a fundação CHASE. O Mês do Reggae conta com o patrocínio do Ministério para a Juventude e a Cultura, o Instituto Universitário Edna Manley, JAMPRO, a Associação de Reggae SunSka (ARSS), os conselhos paroquiais de Grizzlys, Kingston e St. Andrew, o Parque da Emancipação, entre outros.

Todas as atividades do Mês do Reggae serão transmitidas ao vivo através de www.jariajamaica.com, e convidamos a todos os fás a seguir passo a passo o transbordante Calendário de Eventos do Mês do Reggae 2013.

Jamaica, facilmente acessível com voos direitos desde muitos países, é um destino de férias para o ano inteiro. Algumas das diversas atividades da ilha incluem: senderismo nas montanhas azuis, golfe de campeonato, festivais galardoados, espeleologia em Cockpit Conutry, tirolesa, cavalgadas, saltos desde rochedos, bobsledding no mato, encontros com golfinhos e tubarões, passeios em bicicleta e muito mais. Sua gama de hospedagem vai desde resorts de luxo até encantadoras choupanas e pousadas, todas enfocadas em oferecer um serviço de primeiro nível. Este destino inclui restaurantes para todos os gostos e orçamentos.

130206-calendario-pt

Agregar Comentário