Jamaica: O lar do jerk, uma joia culinária

130613-cocina

Jamaica é conhecida por vários sabores únicos, mas o jerk é algo que realmente distingue a ilha. O jerk jamaicano é conhecido em todo mundo e agora se pode encontrar em cidades de todo mundo. Mas o melhor lugar para experimentar sempre é a fonte.

O jerk é um estilo de cozinha (originário de Jamaica), no qual a carne é temperada com um marinhado de especiarias feito com pimenta jamaicana, canela, pimenta, cebola, tomilho e alho e se marinha por horas antes de ser cozinhado. Depois de marinhar, a carne é colocada em plataformas elevadas com madeira de pimenta sobre carvão ardente para torrar lentamente por horas.

O jerk teve sua gênese no interior montanhoso da ilha. Os quilombolas (escravos fugitivos que se assentaram nas montanhas) conceberam este método de cozinha para preservar as carnes. Atualmente o jerk se encontra numa multidão de formas: desde o tradicional porco ou frango ao jerk até salsichas jerk ou lagosta e caranguejo jerk. Pode encontrar até ackee (a fruta nacional de Jamaica) ou tofu ao jerk em alguns restaurantes.

Existem dúzias de restaurantes e ateliês de cozinha em toda a ilha que se especializam em gastronomia jerk ou que o incluem em seu cardápio diário. No entanto, se quer participar na experiência jerk, aqui há algumas opções:

A rota do jerk: A rota jerk foi criada para ajudar aos visitantes a navegar as muitas paradas de jerk da ilha, desde os postos favoritos ao pé da estrada até restaurantes mais tradicionais. Esta gira culinária por toda a ilha é sem guia e inclui 22 picantes paragens desde Negril até a ponta ocidental da ilha e Port Antonio no este. jamaicajerktrail.com

Festival de jerk de Portland: A paróquia de Portland é o berço do jerk, o qual converte ao Festival de Jerk de Portland na melhor maneira de celebrar este picante pratinho em suas muitas formas.

Em sua 14° edição, o festival deste ano está programado para o dia 7 de julho em Folly Ruins em Port Antonio. Além do aspecto culinário, apresentam música jamaicana e entretenimento para meninos. portlandjerkfestival.com

Boston Bay: A capital do jerk en Jamaica
Localizada na paróquia de Portland, Boston Bay é onde o jerk ficou conhecido. Todo o ano Boston Bay e as vias que a rodeiam estão cheias de uma variedade de postos de jerk. Visitar este lugar é uma grande maneira de conviver com os locais e fazer um piquenique antes de ir à praia.

Para maior informação sobre eventos em Jamaica ou para reservar umas férias, visite visitjamaica.com ou fale com seu especialista turístico local.

130612-cocina

Agregar Comentário