Participa como voluntario ensinando música em Jamaica

130817-teaching-01Como voluntário musical em Jamaica, você participa no ensino musical na comunidade de Mandeville, onde está a sede de Projects Abroad Jamaica. O projeto se enfoca na musica tradicional jamaicana e incorpora as influências culturais dos voluntários de todo mundo.

Dependendo de que época do ano seja, os voluntários do projeto musical trabalham em escolas ou num projeto comunitário. O projeto da escola de música oferece aos voluntários a opção de dar aulas a nível secundário ou primário. Durante os recessos os voluntários trabalham na comunidade, dando aulas de música a meninos, adolescentes e em ocasiões a adultos para ajudá-los a tocar um instrumento musical e desenvolver sua consciência e apreciação musical.

Seu papel como voluntario musical em uma escola
Os voluntários que elejam trabalhar numa secundária ajudam ao professor a ensinar aos alunos a tocar diferentes instrumentos, principalmente piano, flauta e viola. A idade dos meninos está entre 12 e 18 anos. Também há alunos maiores que estudam música como parte de seus exames externos. Em ocasiões se requer tutoria individual para afinar os conhecimentos e aptidões dos alunos para os aspectos teóricos e práticos dos exames.

Ao trabalhar na primária o objetivo é usar a música como um método para fortalecer as aptidões de matemáticas e leitura. Com músicas ou instrumentos musicais se apoiam as aulas dadas pelos professores. Portanto é importante trabalhar com os professores para aprender sobre os temas e decidir como incorporar o aspecto musical.
Os voluntários que saibam cantar podem conduzir ensaios com o coro escolar.

Seu papel como voluntario musical na comunidade
O projeto musical comunitário é estacional e se oferece principalmente nos períodos de férias (julho – agosto). Neste projeto os voluntários musicais compartilham seus conhecimentos ensinando a meninos de 6 a 18 anos a tocar o teclado, o violão, o violino, a flauta e a bateria.

Os voluntários devem ser pessoas entusiastas e dedicadas especializadas no ensino musical ou que possam ensinar como tocar um ou mais destes instrumentos aos meninos.

Teu papel como voluntário no projeto musical comunitário é ensinar as crianças a tocar os instrumentos, a improvisar melodias e a compor e arrumar canções. Se ensina as crianças a ler e escrever partituras e se permite aos meninos escutar, analisar e descrever uma ampla variedade de peças musicais.

Os voluntários podem ajudar aos alunos a compreender a relação entre a música e as demais artes, e a desenvolver ateliês que se enfoquem em diferentes tipos de música. A educação musical pode ter um papel vital no desenvolvimento dos meninos. Aumentar a exposição à música e explorar sua resposta emocional a certos tipos de música pode motivar aos meninos em formas que outras matérias não.

130817-teaching-02Informação general sobre o ensino musical em Jamaica
Dentro do ambiente escolar se dão classes a grupos grandes, a mais de 30 alunos com recursos e espaço limitado. Portanto é importante que os voluntários sejam entusiastas e inspirem aos meninos a desenvolver conhecimentos e aptidões musicais teóricos e práticos.

Projects Abroad e os aliados locais lhe darão os materiais e recursos que precisará durante seu estadia no projeto, mas tem a liberdade de trazer seus próprios instrumentos musicais.

Projects Abroad também organizar ateliês regulares para ajudar e respaldar aos voluntários do projeto musical. Os ateliês oferecem ferramentas e dicas sobre como organizar melhor seu trabalho, permitem discutir e resolver qualquer problema e oferecem a oportunidade de receber e dar comentários. Também poderá aprender sobre novas atividades que poderá provar no lugar onde exerça.

Não deixe de comentar-nos ao se postular se tem alguma preferência ou sugestão sobre como poderia contribuir ao projeto.

Este projeto está disponível para períodos menores a um mês se não pode acompanhar-nos todo um mês. Nossos colegas locais indicaram que este projeto funciona para lapsos mais curtos, tanto para a comunidade sede como para o voluntário. Ainda que obterá valiosos conhecimentos culturais e trabalhará intensamente com a comunidade local, é importante que saiba que talvez não tenha o mesmo impacto que uma pessoa que participe por um período mais longo.

Agregar Comentário