Projeto de voluntariado em agricultura e cultivo comunitário em Jamaica

130823-agricultura-01

Jamaica é bem conhecida por suas praias idílicas, suas águas turquesa e suas entardeceres românticos. No entanto, além da fachada de folheto turístico há um país de gente descontraída e acolhedora, de meninos sorridentes e uma província de montanhas exuberantes digna de ser exploradas. O voluntariado é uma maneira única de experimentar a verdadeira Jamaica, afastado do alvoroço turístico; já seja num ano sabático, nas férias de verão ou durante uma pausa na carreira.

Projects Abroad (www.projects-abroad.org) desenvolve diversos programas de voluntariado nas áreas de ensino, cuidado, esportes, música, atendimento médico, construção, cultivo e projetos comunitários. Os voluntários vivem com uma família anfitriã jamaicana, que oferece a melhor hospitalidade jamaicana e experiências locais. Nos fins de semana, os voluntários em Jamaica têm uma gama inigualável de opções de viagem, incluindo praias paradisíacas em lugares como Ocho Rios, Negril, Montego Bay e Port Antonio; além de outros atrativos populares como as Montanhas Azuis, YS Falls, as cachoeiras do rio Dunn, o museu Bob Marley, a experiência Outameni e Treasure Beach.

130823-agricultura-02Voluntariado em agricultura e cultivos
O projeto de Agricultura e cultivo comunitário em Jamaica de Projects Abroad mistura elementos da administração agrícola com um enfoque comunitário.

Não se precisa experiência específica para participar no projeto, só o interesse em temas agrícolas e o desejo de ajudar aos jamaicanos que trabalham nesta área. Este projeto também seria adequado para voluntários que estudem ou se estejam capacitando nas áreas de administração agrícola, entomologia, controle de doenças, cultivos orgânicos, marketing, técnicas de cultivo, irrigação e nutrição de plantas.

A agricultura sustentável é importante para o sustento de muitos pequenos camponeses nas áreas rurais da paróquia de Manchester. Os camponeses representam 20% da força trabalhista de Jamaica; isso representa a quase 160,000 famílias que dependem do cultivo. O aumento nos custos dos fertilizantes e os agroquímicos em conjunto com uma falta de apoio aos camponeses rurais estão afetando a capacidade de muitos camponeses de ganhar-se a vida.

Os voluntários que trabalhem no projeto de agricultura e cultivo comunitário em Jamaica trabalharão com a Associação cooperativa de agricultores de papa Christiana (CPGCA) para respaldar e promover a “agricultura protegida” como um avanço. A agricultura protegida implica semear em estufas para limitar os efeitos do mau clima e os insetos. Ademais, as estufas requerem até menos 10 vezes terreno.

A CPGCA está localizada 30 minutos ao norte de Mandeville e foi estabelecida em 1959. Esta organização promove a agricultura protegida e tem estado operando de maneira contínua quase por 50 anos com o apoio da comunidade.

Atualmente representa a 4,000 pequenos camponeses de cinco paróquias. Sua missão é oferecer produtos com uma alta qualidade consistente e serviços excelentes a camponeses e clientes, além de enfocar-se no crescimento e a produtividade da cooperativa para beneficiar à comunidade inteira. A meta é assistir aos camponeses locais a aumentar seus rendimentos e a qualidade de suas colheitas.

A CPGCA está envolvida numa ampla variedade de atividades agrícolas, incluindo:
1. Produção em estufa de tomates, pimentão, pimenta scotch bonnet, pepinos e alface.
2. Desenvolvimento com cultivo de tecidos de batata doce, pimenta scotch bonnet, gengibre e mandioca.
3. Desenvolvimento do mercado nacional para os cultivos principais e desenvolvimento de um mercado de exportações para vários cultivos.

130823-agricultura-03Seu rol como voluntario no projeto de agricultura e cultivo comunitário
Os voluntários podem ajudar em varias áreas, dependendo de seus interesses:
1. Trabalho em produção de estufas
2. Desenvolvimento de cultivo de tecidos biotecnológicos
3. Administração de plagas y fertilizantes
4. Provas com distintos cultivos y métodos
5. Investigação de métodos de preparação do solo e irrigação
6. Demonstrações de cultivos em estufas, irrigação gota a gota, controle de plagas e administração de insumos agrícolas.
7. Ajudar com os níveis de alfabetização dos camponeses e ajudar eles com propostas escritas
8. Ajudar às escolas da área a desenvolver pequenas granjas escolares para que possam ser más autossuficientes. Os voluntários podem ajudar organizando o projeto, plantando e cuidando os cultivos e educando as crianças com respeito à agricultura ecológica.

Os voluntários vivem com famílias anfitrioas locais em Mandeville.

Agregar Comentário