Jamaica… Um destino de experiencias memoráveis esta temporada de férias

131127-navidad-01

Agora que nos acercamos à temporada das festas e o fim do ano, Jamaica oferece aos visitantes um escape sem igual. Seu contagioso joie de vivre faz que este destino seja uma opção natural para as celebrações da temporada. Com uma variedade de festivais animados, eventos inspirados e com sua deliciosa culinária, os visitantes de todas as idades podem desfrutar uma variedade de experiências enquanto compartilham o ânimo das festas.

Tradições jamaicanas da temporada
Entre as celebrações natalinas mais conhecidas de Jamaica estão o Grand Market e Jonkonnu. O Grand Market (ou Gran’ Market) é uma feira comunitária que oferece comida, bailes na rua, artesanatos e música. Por toda a ilha se põem mercados que vendem brinquedos, roupa, balões e doces de todo tipo, incluindo o bolo de pinda (uma palavra africana para o amendoim), bolos ralados e paus de menta.

Tradicionalmente na véspera de natal se decoram alguns mercados com serpentinas, balões e grandes sinos tipo sanfona. Este divertido evento é um imã irresistível que atrai aos residentes ao povo para uma celebração que dura todo o dia e toda a noite. As lojas e os postos estão abertos até tarde (ou até a manhã seguinte) e há música toda a noite.

Jonkonnu é uma celebração tradicional de natal na que a gente desfila pelas ruas em deslumbrantes disfarces, continuando um costume trazido pelos africanos escravizados que foram transplantados a Jamaica. As bandas de Jonkonnu incluem uma mistura de personagens tradicionais e modernos, que variam ao longo da ilha. Entre eles estão: o Cabeça de vaca ou Cabeça de cavalo, o Rei, a Rainha (com véu), o Diabo, Pitchy-Patchy, os índios vermelhos, A gorda (um personagem vestido de maneira que parece estar muito grávida), e o Polícia, um falso oficial que se assegura de que a multidão se porte bem.

Culinária jamaicana da temporada
Comer em Jamaica durante esta temporada é uma experiência festiva cheia de deleites. O jantar tradicional muito provavelmente incluirá as seguintes especialidades:

  • Presunto assado, roast beef, frango, rabo de boi ou bode em curry, acompanhados de uma batata doce conhecida como yampi e Gungo (codorniz), arroz e ervilhas.
  • Bolo de frutas jamaicano, feita com frutas que são submersas durante meses em rum ou porto, com um banho final na mesa de natal.
  • Vinho de azedinha, criado a partir do fruto vermelho da planta de azedinha, fermentado até converter-se numa bebida doce e vermelha com gengibre, prego e pimenta, acompanhada com rum branco.

Agregar Comentário