Glistening Waters: Uma experiência de outro mundo em Jamaica

Glistening Waters Luminous Lagoon

Tudo fica cheio de pequenas chispas de luz, tal como se fosse uma realidade de neon paralela. E se a gente se move, fica envolta num rastro fosforescente com um brilho que impressiona. Isto sucede porque se juntam a água do mar Caribe com a do rio Martha Brae para criar Glistening Waters, a surpreendente lagoa jamaicana que por estar cheia de micro-organismos produz um efeito luminoso como em nenhuma outra parte do planeta.

Mesmo se o viajante chega à Jamaica de avião, de cruzeiro ou de veleiro, não pode deixar de visitar este fenômeno natural noturno em Falmouth, o povo portuário de moda, considerado como um dos melhores preservados da época georgiana do Caribe com 260 anos de antiguidade. A lagoa Glistening Waters está localizada ao longo das zonas úmidas que vão desde Falmouth até a pequena comunidade de Rock, na costa norte da ilha.

Cada noite, após do pôr do sol, ao redor de quatro botes com capacidade para 30 pessoas levam a cabo um tour de 35 minutos ao redor da orla da lagoa, partindo da marinha que leva seu nome onde também funciona um restaurante. À medida que o bote cruza suas águas, o meio resplandece com um brilho fluorescente que atravessa a escuridão da noite para surpresa de seus ocupantes. É mais, quem quiser, pode nadar durante o passeio para ter um contato luminoso bem mais próximo.

Glistening Waters Blue SeaEnquanto mais salpica, mais brilha

De acordo com informação científica da universidade John Hopkins, o resplendor prove de um fenômeno natural conhecido como biolumenescência originado por micro-organismos que emitem um reflexo quando são perturbados. Estes prosperam em águas salobras, e pouco profundas, como as desta lagoa jamaicana rodeada de manguezais, onde a mistura de água doce da desembocadura do rio Martha Brae com a água salgada do mar Caribe, criam o ambiente propício para que milhões deles prosperem.

Dizem que quando chove a lagoa materialmente se acende com o golpe das gotas na superfície e que as flechas de luz que se observam, com frequência, não são outra coisa que os peixes nadando sob sua superfície.

A lenda diz que quando entram nestas águas, de alto contido mineral, as mulheres rejuvenescem dez anos, os meninos se voltam mais altos e os homens ganham alguns centímetros. Nada mau.

Glistening Waters MarinaComo falou Angela Marcano, de Bogotá: “Eu entrei nas águas de Glistening e comecei a nadar numa espécie de universo em miniatura. É mais, ao subir ao barco, já de regresso, foi fantástico como ao escorregar o água por minha pessoa parecia uma “Garota a go go” dos anos 60 , cheia de luzes incandescentes. Não devem

É uma experiência totalmente futurista, e simultaneamente natural, cheia de cores fosforescentes que se perdem no horizonte da noite. Imagens para desfrutar! Existem só três lagoas deste estilo no mundo, mas Glistening Waters é a mais luminosa de todas elas.

Mais informação: www.glisteningwaters.com
E-mail: info@glisteningwaters.com  Tel.: +1 876 954 3229

glistening-waters-jamaica

Agregar Comentário