O ackee: a fruta nacional de Jamaica

jamaica-akee-01

Bom dia!

“De muitas culturas, um só povo” é o lema da Jamaica e não existe melhor forma de constatar isso do que experimentando sua variada culinária, resultado de uma mistura única, baseada em diversas influências culturais – espanhola, chinesa, indiana, africana, europeia e do médio oriente – que se reflete na diversidade de ingredientes, especiarias, aromas e sabores que se misturam em cada prato.

Saudável e vigorosa, a dieta jamaicana tem como base frutos frescos da terra que prosperam no clima tropical da ilha. Banhada por mais de cem rios, a terra da ilha é ideal para cultivar exóticos frutos como o ackee, especiarias para fazer o jerk, plantas locais como o sorrel (hibísco) e uma grande variedade de vegetais verdes ricos em ferro, como o callaloo.

Um dos pratos mais famosos é o jerk jamaicano, um estilo de marinar a carne e os mariscos baseado em especiarias picantes, algo que se assemelha ao nosso churrasquinho, no entanto hoje, queremos apresentar a fruta ackee, altamente benéfica para quem a consome, e frequentemente utilizada na cozinha jamaicana.

O ackee – a fruta nacional de Jamaica – é uma fruta arbórea. Com uma concha cor rosa – laranja por fora, o fruto comestível é de um amarelo pálido, que fica intenso quando recebe calor, e em suas pontas tem umas grandes e redondas sementes negras brilhantes. É bom saber que quando não está completamente madura, a fruta é altamente tóxica, devido a um gás venenoso chamado hipoglicina, o qual se dissipa de forma natural quando a fruta madura e se abre como uma flor. No entanto, seu sabor é tão único e especial que muitos aprendem a cozinhar o ackee para desfrutar desta fruta tão extraordinária.

Mas o ackee tem grandes propriedades medicinais: é utilizado contra parasitas, para combater a disenteria, a conjuntivite oftálmica e dores de cabeça, por isso, a fruta se torna essencial como insumo básico de qualquer família jamaicana. A fruta também contém proteínas, cálcio, ferro, vitamina A, B e C, entre outros nutrientes.

O povo da Jamaica está acostumado a trabalhar em extensas plantações de cana de açúcar, bananas, café ou nas minas de bauxita, portanto, precisam um bom café da manhã energizante para começar seu dia. Por seu altíssimo valor nutricional o ackee é o protagonista dos cafés da manhã jamaicanos. De fato, o ackee com bacalhau salgado é o prato típico da Jamaica e é consumido tradicionalmente no café da manhã, ainda que sua versatilidade é tal, que pode ser usado em diversas preparações. A forma tradicional de prepará-lo é fervido e depois refogado com cebola, tomates, pimenta picante e especiarias, acompanhado com bacalhau salgado.

A seguir compartilhamos uma deliciosa receita de ackee para quem deseja cozinhar como um jamaicano, cortesia do The Tryall Clube em Montego Bay Jamaica. (Nalguns lugares se consegue ackee enlatado)

jamaica-akee-02

De la cocina de: Jonathan Love en Rose Cottage

Ackee y bacalao

Ingredientes
250g bacalhau salgado
500g ackee escaldado
1 pimenta Scotch bonnet
1 cebola média
1 tomate médio
¼ pimentão sem centro e sem sementes
¼ pimentão verde sem centro e sem sementes
1 dente de alho
1 ramo de tomilho
Sal
Azeite vegetal

Instruções
Ferva o bacalhau e o ackee por 20 minutos e atire a água para eliminar o sal. Coloque em água fria e retire os ossos do pescado
O ackee deve estar ao dente e sem água.
Os vegetais devem estar picados em pedaços médios.
Coloque fios de azeite para aquecer, depois coloque os pimentões, cebolas, alho, tomilho e o bacalhau.
Refogue de 2 à 3 minutos, depois acrescente o ackee e os tomates e refogue por outros 2 à 3 minutos.
Tempere com sal à gosto.

Se deseja mais informações sobre a gastronomia jamaicana, , entre em contato conosco. Obrigado pela atenção;

Yndiana Montes / Adriana Grooscors

Web:  www.minhajamaica.com
Email: Jamaica.maravilhosa@gmail.comjamaicalatam@gmail.com
Twitter: @minhajamaica
Facebook: www.facebook.com/Minha.Jamaica

Agregar Comentário