Orgulhosa e Livre, Jamaica 53!

jamaica-53-compressor

À meia-noite de 5 de Agosto de 1962, a bandeira britânica foi abaixada e bandeira da Jamaica foi hasteada pela primeira vez. Em 06 de agosto de 1962 a Jamaica ganhou sua independência, a ilha deixou de ser uma colônia britânica para se tornar uma nação.

 Em agosto, a comemoração da emancipação da escravidão e independência do colonialismo, é uma oportunidade perfeita para conhecer e experimentar a história e cultura da Jamaica.

 Este ano as comemorações giram em torno do slogan “Proud and Free, Jamaica 53!” (Orgulhosa e Livre, Jamaica 53). A temporada de férias, que vai de 1 a 6 de agosto atrai centenas de visitantes e jamaicanos que vivem no exterior para participar de uma variedade de atividades, incluindo animação musical, dança, desfiles de trajes típicos, apresentações culinárias, exposições de arte, competições de teatro, um festival de música e muito mais.

 De 1 à 6 de Agosto, a Ranny Williams Entertainment Centre vai se tornar a “Villa da Independência” e mostrar o melhor da cultura jamaicana em uma grande feira com atividades diurnas e noturnas, de concertos e shows à exposições, painéis de discussão, festival literário de cinema, desfile de moda, feira gastronômica, zoológico, passeios para crianças entre outras atrações.

 No dia 1º de agosto, considerado como Dia Nacional da Jamaica, se comemora a liberdade da escravidão, que aconteceu em 1838. Tradicionalmente vigílias são realizadas na noite anterior, com tambores, toque de sinos e celebrações que duram até o amanhecer do dia 1º de Agosto. Neste dia, a área do Hope Road, perto do Jamaica House e  Kings House,  vai se tornar um mercado enorme e vibrante, replicando o mercado popular dos sábados.

 O dia 2 de agosto é o Dia da Família, incentivando as famílias em toda a ilha a compartilhar um tempo de qualidade, através de reuniões e viagens a locais de interesse incluem Port Royal, Hope Gardens, e Devon House.

 Em 3 de agosto, o Festival Auntie Roachie, mostrará o talento criativo da indústria cinematográfica e literária, já à noite “A moda se junta à música” com demonstrações de novos e consagrados designers de moda, com peças criadas para as finalistas do concurso Miss Universo Jamaica 2015, com a  boa música das bandas One Third e In2Nation.

 No dia 4 de agosto se destaca o festival familiar “Mello Go-Roun”, que apresenta o melhor das artes cênicas, enquanto no dia 5 de agosto, acontece o  Campeonato Mundial de Dança Reggae.

 O ápice das comemorações do dia da Independência acontece no dia 6 de agosto, com a Grande Gala da Independência no Estádio Nacional e uma festa no Ranny Williams Entertainment Centre.

Agregar Comentário