FESTIVAIS LITERÁRIOS AGITAM A TERRA DE BOB MARLEY

Calabash2016

Além do famoso legado musical, a Jamaica mostra todo seu potencial literário em diversos eventos espalhados pela ilha

O rico patrimônio cultural da Jamaica estará novamente em evidência através de uma série de festivais de livros e programas de escrita criativa este ano. Os viajantes que procuram uma pausa da agitação do dia-a-dia têm agora a oportunidade de explorar um destino que é a terra natal de alguns dos mais proeminentes literários da língua inglesa do mundo e também vão poder ouvir suas vozes criativas mais duradouras nos eventos literários de renome internacional que vão acontecer na Jamaica.

Um dessas vozes é a do escritor jamaicano Marlon James, vencedor do prestigiado Man Booker Prize de 2015 na categoria Ficção por seu romance “Uma Breve História das Sete Mortes” (tradução livre), uma releitura ficcional da tentativa de assassinato de Bob Marley em 1976. Com a premiação, veio o reconhecimento internacional e grande festa, além de direcionar um holofote para a literatura, para ele mesmo e para Jamaica também.

Mais conhecida pela rica cultura gastronômica, esportes e o reggae, poucas pessoas sabem da imensa contribuição literária da Jamaica a nível mundial.  Além de James, a Jamaica produziu uma série de romancistas como Roger Mais e Andrew Salkey, bem como poetas, incluindo Kei Miller e Lorna Goodison. O poeta jamaicano-americano Claude McKay, uma figura de referência no Harlem Renaissance, é amplamente conhecido por sua influência sobre a literatura afro-caribenha através de poemas como seu livro “1912 Canções da Jamaica”. Mais recentemente, Colin Channer, nativo de Kingston, foi chamado de “Bob Marley com uma caneta”, e desenvolveu uma reputação por suas tocantes fábulas que evocam a vida da Jamaica e da sociedade.

“A perspicácia artística da Jamaica produziu incríveis música e artes visuais deslumbrantes; e a literatura com certeza é outro gênero que permite ao mundo conhecer ainda mais sobre o talento criativo que permeia esta ilha”, disse Paul Pennicook, Diretor de Turismo da Jamaica. “De fato, a Jamaica é uma inspiração não só aos seus próprios moradores, mas também para os turistas, que buscam uma jornada para escutar seus luminares literários. Ian Fleming, o criador de James Bond escreveu todos os romances da série em sua propriedade em Goldeneye em Oracabessa. A ilha cênica, com beleza natural e cultura distinta é por si só uma espécie de musa enigmática que evoca o pensamento criativo, gerando contadores de histórias”.

Ciente de seu apelo literário, a Jamaica mantém uma série de eventos focados na literatura a cada ano onde os moradores e visitantes podem compartilhar a palavra escrita. Segue uma amostra de alguns eventos:

Calabash Literary Festival

Sexta-feira, de 3 a 5 de junho de 2016

Um festival de três dias de leituras e música com outras formas de narrativas juntas, o Calabash é mundano, inspirador, ousado e diversificado. Após 10 anos consecutivos, se consagrou como o maior e mais original dos festivais literários do Caribe. Atualmente com realização bienal, o evento apresenta 30 autores e músicos de todo o mundo que vão ler ou realizar uma performance, além disso o evento reúne uma mistura de novos escritores com aqueles já estabelecidos. http://www.calabashfestival.org/2016/index.html

Poetry Society of Jamaica Fellowships

Mensal

De janeiro a novembro de cada ano, a Sociedade de Poesia da Jamaica funciona basicamente com oficinas que incentivam a partilha de poemas e o engajamento nos debates, discussões construtivas com o objetivo de melhorar os resultados do escritor. Desde 1989, as reuniões têm sido o ponto de encontro de escritores, e um espaço comunitário que descobre novos talentos.

Jamaica Creative Writing Competition

Data Final: 30 de abril de 2016

O Concurso de Redação Criativa da Jamaica e Exposição, organizado pela Comissão de Desenvolvimento Cultural Jamaica desde 1963, foi reconhecido pela elite literária da ilha como um dos melhores canais para o reconhecimento de jovens escritores, através da promoção e apresentação de suas obras originais. Todos os anos escritores recebem reconhecimento e competem pelos títulos “Escritor Especial”, “Escritor Extraordinário” e a mais prestigiada categoria “Melhor Escritor Geral’”. Os premiados especiais recebem patrocínio, prêmios em dinheiro e outros incentivos.

 

Para mais informações de como como planejar umas férias literárias na Jamaica, acesse: www.visitjamaica.com

Clique no ícone abaixo para baixar o conteúdo do artigo.

archivo

 

Agregar Comentário