Ministro Bartlett Assina Acordo para a Jamaica Receber a Conferência da UNWTO em Novembro

Antes da assinatura oficial, o Ministro do Turismo, Hon. Edmund Bartlett (à esquerda); o Secretário Geral da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO), Taleb Rifai; e o Vice-Presidente Sênior da Chemonics International, Jeffrey Wuorinen (à direita); examinam detalhadamente o acordo para a Jamaica receber o primeiro evento do Ano Internacional do Desenvolvimento de Turismo Sustentável da UNWTO na Jamaica de 27 a 29 de Novembro de 2017. A conferência, cujo evento de recepção foi acertado para ocorrer no Centro de Convenções de Montego Bay, em St. James tem um grande significado histórico e marca a primeira vez que a UNWTO fará uma conferência mundial sobre turismo no Caribe e nas Américas como um todo. O contrato foi assinado em 16 de janeiro de 2017, durante o jantar de gala durante a cerimônia da 13ª edição do UNWTO Awards.

O Ministro de Turismo da Jamaica, Hon. Edmund Bartlett assinou nesta segunda-feira, 16 de janeiro de 2017 um acordo para que o destino receba a maior conferência global da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO) para celebrar o Ano Internacional do Desenvolvimento de Turismo Sustentável. O acordo foi selado no Palácio Neptuno na Espanha.

O evento, que contará com os esforços colaborativos entre o Governo da Jamaica, a UNTWTO e a firma de desenvolvimento internacional Chemonics International, ocorrerá entre os dias 27 a 29 de novembro no Centro de Convenções Montego Bay em St. James.

O Ministro Bartlett falou durante a cerimônia de assinatura e expressou como ele se sente honrado por ter participado deste momento histórico em nome do Primeiro Ministro da Jamaica, concretizando as tramitações para que o destino Jamaica receba um evento de tamanho prestígio.

A assinatura precede uma conferência internacional de grande magnitude e importância para o turismo global e que terá a Jamaica como destino anfitrião. Nós estamos muito ansiosos para mostrarmos a nossa ilha; mas muito mais dentro do contexto da sustentabilidade e no âmbito de construção de parcerias públicas e privadas.”, informou o Ministro Bartlett.

O Ministro do Turismo, Hon. Edmund Bartlett (à esquerda) durante o aperto de mãos com o Secretário Geral da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO), Taleb Rifai; o Secretário Geral da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO), Taleb Rifai; e o Vice-Presidente Senior da Chemonics International, Jeffrey Wuorinen (à direita); após assinar o acordo para a Jamaica receber o primeiro evento do Ano Internacional do Desenvolvimento de Turismo Sustentável da UNWTO na Jamaica de 27 a 29 de Novembro de 2017. O Ministro, que assinou o documento em nome do Primeiro Ministro Hon. Andrew Holness, compartilhou o sentimento de participar de um evento com tamanho significado histórico, que marca a primeira vez que a UNWTO fará uma conferência mundial sobre turismo no Caribe e nas Américas como um todo. O contrato foi assinado em 16 de janeiro de 2017, durante o jantar de gala durante a cerimônia da 13ª edição do UNWTO Awards.

O Secretário General da UNWTO, Taleb Rifai informou que a conferência será o início de discussões para criar um desenvolvimento sustentável para o turismo em todo o globo a partir das parcerias que serão criadas.

Nós continuamos a falar sobre a necessidade de parcerias público-privadas, mas nós nos esquecemos de traduzir o que isso significa dentro da sustentabilidade de uma maneira mais efetiva. O Ministro Bartlett junto com Ibrahim Osta – Coordenador-Chefe para o Desenvolvimento da Economia Sustentável por meio do Turismo na Chemonics International, vão cooperar de forma conjunta para projetarem e fazerem este encontro tão importante acontecer na Jamaica ao final deste ano”, informou o Secretário Geral Rifai.

O acordo é de grande importância histórica porque marca a primeira vez que a UNWTO realiza uma conferência de turismo mundial no Caribe ou nas Américas.

O Ministro Bartlett, que também é Presidente do Conselho de Membros Afiliados da UNWTO, descreveu o evento como uma oportunidade única que vai permitir que a Jamaica esteja sob os olhares do mundo – e como extensão também estará o Caribe, que depende quase que integralmente do poder econômico do turismo.

A Jamaica é parte do arquipélago de Estados do Caribe, que juntos formam a região mais dependente do turismo da Terra. Isso significa, portanto, que estar na posição de convidar o mundo para nos ver colocando em prática as tendências de sustentabilidade, bem como abraçando as melhores práticas, além de mostrar como nós somos capazes de administrarmos, crescermos e criarmos um bem estar econômico para o nosso povo é algo que representa uma oportunidade absolutamente única para nós”, informou o Ministro Bartlett.

Dois dos principais resultados esperados desta conferência serão uma Declaração de Resultados e a publicação do segundo Relatório dos Membros Afiliados da UNWTO sobre Parcerias Público-Privadas. A UNWTO também apresentará um relatório para a Assembléia Geral da ONU em 2018, referente às atividades do Ano Internacional do Desenvolvimento de Turismo Sustentável, no qual a conferência terá um papel fundamental.

Em uma reunião que antecedeu a cerimônia de assinatura, o Ministro Bartlett destacou os grandes passos que a Jamaica deu no processo de formação de parcerias público-privadas dentro do espírito de desenvolver um turismo sustentável. O processo ocorreu nos moldes do Sistema de Redes de Contatos de Turismo e do suporte financeiro concedido especificamente para Pequenas e Médias Empresas de Turismo (SMTEs).

O turismo é a maneira mais rápida de transferir dinheiro dos ricos para os pobres. Nós certamente fazemos isso de uma forma bastante efetiva por meio das nossas iniciativas de Networking”, disse o Ministro.

Agregar Comentário