Ministério do Turismo da Jamaica Anuncia Centro Global Para Resiliência no Turismo e Gestão de Crise

O Ministro do Turismo da Jamaica Hon. Edmund Bartlett anunciou hoje a próxima abertura do Centro Global Para Resiliência no Turismo e Gestão de Crise, o primeiro do gênero baseado no Caribe. O centro e seus recursos ficarão alocados no Mona Campus da Universidade das índias Ocidentais. A instituição terá como missão realizar pesquisas e análises que sejam relevantes para políticas de gestão, preparação e recuperação de destinos afetados por eventos disruptivos ou crises que impactam o turismo negativamente, ameaçam economias e meios de subsistência em escala global.

O Centro tem as operações previstas para iniciarem em setembro, com abertura oficial agendada para janeiro de 2019, durante o Caribbean Travel Marketplace, que acontecerá no Centro de Convenções de Montego Bay.

“No mundo atual, o turismo se tornou muito importante, para não dizer vital, na contribuição do fomento da paz, compartilhamento de culturas e oportunidades para o entendimento entre os povos”, informou o Ministro Bartlett. “Para que possamos proteger a Jamaica e nossos parceiros de todo o Caribe de eventos climáticos extremos, desastres naturais e crises políticas, o Centro Global Para Resiliência no Turismo e Gestão de Crise vai garantir que nós possamos continuar a nos beneficiarmos de valores  que o turismo possa oferecer em nível econômico, social, cultural e histórico.“

O turismo é uma das indústrias líderes da Jamaica, com mais de três milhões de visitantes que vêm à ilha anualmente. O relatório 2017 emitido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo ( WTTC – em inglês World Travel & Tourism Council )  informa que enquanto o turismo se mantém forte em nível global, os viajantes também vêm aumentando sua preocupação com a segurança diante de possíveis eventos terroristas, crises de segurança pública, mudanças climáticas e desastres naturais, além dos crimes e da segurança cibernética.

O centro reúne formuladores de políticas domésticas e internacionais, além de profissionais de todos os níveis em escala governamental, privada, sem fins lucrativos e acadêmica. O Centro Global Para Resiliência desenvolverá estratégias inovadoras e baseadas em pesquisas para enfrentar as ameaças atuais e futuras.

O complexo também incluirá o Observatório do Turismo Sustentável, para dar assistência ao preparo, gestão e recuperação dos eventos disruptivos.  O observatório da Jamaica funcionará como o  European Union Tourism Observatory,  dando suporte aos profissionais e empreendimentos criadores de políticas para desenvolverem estratégias aprimoradas e atenderem um setor global de turismo mais competitivo.

“Nosso objetivo é construir capacidade de prever o que acontecerá por meio do rastreamento de disrupçõe. Assim poderemos resistir às mesmas.  Com a gestão de processos quando os eventos acontecerem, nós poderemos não somente nos recuperarmos em tempo real mas em tempo recorde, assim garantimos a estabilidade de nossa região”, adicionou o Ministro Bartlett

O Centro já tomou medidas pró-ativas para reforçar o preparo contra desastres na Jamaica. Seis telefones via satélite foram comprados pelos gestores de destino nos resorts localizados em Negil, Montego Bay, Kingston, Ocho Rios, Portland e St. Thomas. Os equipamentos foram criados para ajudar na melhora de comunicações entre o Ministério e suas agências, os centros de operações de emergência no turismo, o Centro Nacional de Operações de Emergência, áreas de resort e uma vasta gama de parceiros e interessados.

O Ministro Bartlett indicou o Dr. Lloyd Waller, diretor do Departamento do Governo na Universidade das índias Ocidentais, para um cargo de consultor que fará vista a abertura do Centro. Weller é Doutor de Filosofia em Sociologia e Política Social pela Universidade de Waikato, Nova Zelândia, com especialização em Informação e Comunicação para o Desenvolvimento e Métodos Avançados de Pesquisa. Ele é especialista em desenvolvimento, avanço e uso de metodologias de pesquisa, métodos e ferramentas analíticas para integrar tecnologia, negócios, governo e sociedade no propósito de desenvolvimento.

O Centro será governado por um Conselho Administrativo e um Comitê Consultivo, formado por fortes líderes corporativos, acadêmicos e especialistas em políticas. A instituição também criará um programa de membros corporativos para prover meios para empresas e interessados nestas áreas darem suporte ao trabalho do Centro, participando inclusive de pesquisas, apoio da causa e em programas de resiliência.

O centro foi anunciado pela primeira vez durante a Conferência de Empregos e Crescimento Inclusivo: Parcerias para o Turismo Sustentável, realizada em Montego Bay pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas em 2017, Ano Internacional do Turismo Sustentável Para o Desenvolvimento.

 

Para mais informações, contate:

Divisão de Comunicação Corporativa

Ministério do Turismo

64 Knutsford Boulevard

Kingston 5

Tel: (876) 920-4926-30

Fax: (876) 906 1729

 

Para mais informações sobre como viajar à Jamaica, acesse o site oficial do destino www.visitjamaica.com.


 

Clique no ícone abaixo para baixar o conteúdo do artigo.

Agregar Comentário