Port Antonio

Aninhada entre os portos gêmeos na curva nordeste da ilha, onde as montanhas envoltas em névoa suspensa encontram o mar,  Port Antonio brilha com os tons verdes de suas palmeiras e samambaias, adornadas pelos vermelhos e amarelos brilhantes da sua flora tropical. Para Errol Flynn, que depois de navegar  com  seu iate, decidiu em seguida construir uma segunda casa aqui, esta área era o paraíso na terra. Sua descrição ecoou entre os visitantes que vieram depois dele e que entenderam porque esta paragem  da Jamaica os atrai de volta ano após ano. Viúva de Flynn, Patrice Wymore manteve-se na Jamaica, e continua a viver aqui até hoje.

Orquídeas, bananas e palmeiras crescem em profusão aqui. Algumas espécies de orquídeas são exclusivas desta região.  Cachoeiras desaguam em piscinas naturais adornadas por samambaias nativas. Algumas das residências mais elegantes da ilha e pequenos e charmosos hotéis estão incrustados nas encostas de Port Antonio com vistas privativas para as suas enseadas azuis.

Um Atração para as  Celebridades

Capital da paróquia de Portland, Port Antonio foi o mais importante centro do plantio e exportação de bananas da Jamaica no final dos anos de 1800. Os primeiros que vieram de férias  para a paróquia chegaram nos barcos bananeiros. Um dos primeiros hotéis da ilha, o Hotel Titchfield que possui 400 quartos, foi construído em Port Antonio  no início dos anos de 1900, e  rapidamente atraiu os ricos e famosos da época, entre eles Rudyard Kipling, Randolph Hearst e JP Morgan, Jr.

Arquitetura e Arqueologia

Padrões arquitetônicos do local incluem as ruínas de Folly, uma mansão com fama de ter sido imprudentemente construída com concreto e água do mar, e o Fort George, fortaleza britânica do século 18 cujos canhões  ainda apontam para o mar. Nas cavernas Nonsuch, onde fósseis raros e relíquias Taino foram encontradas, antigas estalagmites e estalactites formam o desenho de um cenário inesquecível.

Devagar Ou A Mil

A vida aqui tem um  ritmo mais lento do que no resto da ilha para que haja mais tempo para nadar, mergulhar com snorkel e fazer submarinismo na cintilante lagoa de Blue Lagoon, que é alimentada por nascentes de água doce e que atinge uma profundidade de 60 metros (200 pés). Outra atração popular do local é o rafting pelo Rio Grande, um passeio de duas horas pelo rio  numa jangada feita de bambu para dois passageiros. Uma viagem ao Somerset Falls sobre o Rio Daniels oferece um refrescante mergulho em águas límpidas em um desfiladeiro de rocha natural, seguido das recompensas de um bom restaurante local.

A vida na praia é muito descontraída ao longo desta parte do litoral, e a Frenchman Cove é um dos locais preferidos dos banhistas. As ondas na praia de Boston são na maioria das vezes altas o bastante para surfar. Na  historia de Boston, a Jamaica está estreitamente vinculada com a desenvolvimento da técnica de cozinha “jerk”. Os moradores dizem que este é um dos melhores lugares da ilha para desfrutar das carnes secas.

Visitantes mais aventureiros podem também desfrutar das cavalgadas até o Rio Grande Valley. A Blue  Mountain Bycicle Tours oferece excursões de bicicleta ao longo do Blue Mountain Range, cadeia montanhosa onde se encontram os mais altos picos da Jamaica. Também vale a pena visitar o histórico assentamento Maroon de Moore Town, uma cidadela do século 18 habitada por um dos primeiros grupos de combatentes  pela liberdade do Novo Mundo.

As águas em torno de Port Antonio estão entre as melhores para pesca em alto mar ao largo da costa da Jamaica, com marlins, atuns, peixes-rei e golfinhos em abundância. O Torneio Anual International de Pesca do Marlin é realizado aqui em outubro.

Convidativas lojas podem ser encontradas por toda a cidade, e o Musgrave Market apresenta uma grande variedade de peças do artesanato local.

Crescimento do Ecoturismo

A extraordinária beleza natural de Port Antonio atrai os amantes da natureza e os viajantes em busca de um retiro rústico, longe do barulho e das pressões de negócios do século 21.

Esta é uma região onde as bananas e as plantas  do bambu crescem ao longo da estrada, e a consciência  ambiental dá suporte ao crescente ecoturismo.

A Viagem de Ferry

A ilha de Navy Island, situada entre os dois portos de Port Antonio, e onde se chega de ferryboat, foi propriedade de Errol Flynn e renomado cenário de festas de Hollywood.

Acomodações

A oferta de acomodações varia de luxuosos resorts a coloridas casas rurais localizadas em exuberantes jardins, com possibilidades para todos os bolsos. As opções incluem também diversas “villas”, casas de família para aluguel.

Agregar Comentário