Primeiro Centro Global de Resiliência Turística e Gestão de Crise do Caribe é Inaugurado

 

No Caribbean Travel Marketplace, na Jamaica

Líderes mundiais, parlamentares e acadêmicos de todo o mundo se reuniram em Montego Bay para celebrar a abertura do Centro Global de Resiliência Turística e Gestão de Crise – em inglês Global Tourism Resilience & Crisis Management Centre (GTRCM).

O GTRCM, como será conhecida a recém fundada instituição, é a primeira instituição de turismo dedicada à pesquisa e análise de políticas relevantes sobre preparação, gerenciamento e recuperação de rupturas e crises que impactam o turismo a ameaçam economias e subsistências globalmente.

O centro foi inaugurado na quarta-feira, 30 de janeiro, pelo Exmo. Ministro do Turismo da Jamaica, Edmund Barlett, no Montego Bay Convention Centre, em Montego Bay, Jamaica, onde – nessa mesma semana – ocorrem simultaneamente a feira ‘2019 Caribbean Travel Marketplace’ e a “Segunda Conferência Global sobre Trabalho e Crescimento Inclusivo: Pequenas e Médias Empresas de Turismo”.

“Entre as grandes indústrias globais, nenhuma enfrenta maior exposição a interrupções como a indústria do turismo, mas está também provou repetidas vezes que tem a maior capacidade de recuperação”, disse o Exmo. Primeiro Ministro da Jamaica, Andrew Holness, que esteve no local para marcar a abertura do Centro. “Estou muito satisfeito que a Jamaica esteja liderando esta iniciativa e que, no espírito da verdadeira colaboração e parceria, o turismo em todas as nações se beneficie das soluções estratégicas que emergem do Centro Global de Resiliência Turística e Gestão de Crise.”

“É uma grande alegria inaugurar o primeiro Centro Global de Resiliência Turística e Gestão de Crise”, disse o Min. Bartlett. “No ano passado, mais de 1,4 bilhão de turistas viajaram internacionalmente. E, aqui no Caribe, recebemos mais de 30 milhões de viajantes em 2018. Porém, com a vinda de mais turistas, devemos também ser proativos desenvolvendo a capacidade de lidar com os desafios globais que o mundo enfrenta hoje, particularmente aqueles relacionados à segurança. O Centro Global de Resiliência Turística e Gestão de Crise focará fortemente nos elementos críticos que farão da Jamaica e do Caribe os destinos mais seguros do mundo”.

O Centro será chefiado pela Jamaica e países vizinhos do Caribe, mas pretende atrair especialistas de todo o mundo, concentrando-se em quatro áreas centrais do desafio:

  • Mudança climática e gestão de desastres;
  • Segurança e segurança cibernética;
  • Gestão empreendedora e análise de dados; e
  • Gestão de pandemias e epidemias.

A iniciativa terá como sede a Universidade das Índias Ocidentais, Campus Mona, e já se estabeleceu entre os formuladores de políticas nacionais e internacionais e profissionais de todos os níveis de governo, setores privados e sem fins lucrativos e acadêmicos.

Dr. Taleb Rifai, ex-secretário-geral da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas, é copresidente do Centro. Entre outras responsabilidades, ele supervisionará uma coalizão de parceiros acadêmicos, incluindo: Universidade de Queensland, na Austrália; Universidade Politécnica de Hong Kong; Universidade de Bournemouth, no Reino Unido; Northeastern University e George Washington University nos Estados Unidos; além da Universidade das Índias Ocidentais e da Universidade Internacional do Japão.

“O Centro Global de Resiliência Turística e Gestão de Crise que está sendo inaugurado hoje é sobre viagens e turismo”, disse o Dr. Rifai, “mas acima de tudo, o Centro é realmente sobre pessoas e como mantê-las seguras. Acreditamos que a Jamaica, nossos amigos do Caribe e o resto do mundo se beneficiarão das pesquisas, melhores práticas e referências que surgirão desse importante trabalho”.

Até o momento, já se firmaram parcerias com: World Travel & Tourism Council (WTTC); Pacific Asia Travel Association; Travel Corporation; Jamaica National Group; Mediterranean Tourism de Malta; Pacific Tourism Authority em Bangkok; Tourism International Conference of Mauritius (Ilhas Maurício); the Crisis Management and Resilience Council, em Londres; Global Rescue, entre outros.

Abaixo está um vídeo com informações adicionais sobre o Centro Global de Resiliência em Turismo e Gestão de Crise:

Para mais informações sobre a Jamaica e guias sobre como planejar a sua próxima viagem, visite o site oficial do destino: www.visitjamaica.com/pt.


Clique no ícone abaixo para baixar o conteúdo do artigo.

 

 

Agregar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.